A ABFGS foi criada e regularizada em Porto Alegre, tendo sua existência formalizada em 24 de agosto de 1990, nos moldes das Associações já existentes em outros países da América do Sul, como Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru e Colômbia.

São consideradas sêniores as jogadoras a partir dos 50 anos, e pré-sêniores, a partir dos 40 anos.

Em 1996, por ocasião do primeiro Campeonato Sul-Americano Damas Senior de Golf, que se realizou em Santiago do Chile, foi fundada a Federação Sul-Americana Damas Senior de Golf. É uma entidade de natureza esportiva e social, sem fins lucrativos, que congrega Associações de golfe de cada país da América do Sul, para estímulo à prática, desenvolvimento e promoção do golfe. Pelos estatutos que regulamentam essa Federação, o Campeonato Sul-Americano Damas Senior de Golf é realizado uma vez por ano, sob forma de rodízio, em cada um dos países que formam a Federação, cabendo à Associação federada do país designado sediá-lo e organizá-lo. A sede da Federação é deslocada para o país anfitrião do Campeonato e a Presidente da Associação local é eleita Presidente da Federação, para o exercício atual. O Brasil foi sede por três vezes do Campeonato Sul-Americano de Damas Sênior: 1997 em Porto Alegre, 2004 em Curitiba e 2012 no Rio de Janeiro.

A formação da Associação Brasileira de Golf Sênior tomou corpo e vulto, e hoje busca expansão, na tentativa de atingir o maior número de estados brasileiros, para a conquista de seus objetivos e, também, com a finalidade de fazer e manter amizades consolidadas em torno do golfe, um esporte tão difícil quanto envolvente, divulgando ao mesmo tempo as benesses promovidas pelo desposto e abrilhantando a imagem dos que a ela se ligam e com ela colaboram.